domingo, 8 de maio de 2016

TEXTO-DIVISÃO CELULAR-MOISES

TEXTO DE BIOLOGIA ( TEMA DIVISÃO CELULAR ) PROF: MOISES.
Tema Divisão CelularA divisão celular é um processo pelo qual as célula (unidades básicas da vida) se reproduzem e não só, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula materna ou progenitora. A capacidade de divisão celular é variado em relação ao tipo de célula e a sua função.Todos os organismos uni. ou pluricelular têm a capacidade de se reproduzirem para a manutenção da espécie, logo tudo isso tem um começo, que é a divisão celular que é a perpetuação da vida.Nos seres eucariontes a divisão celular divide-se em duas etapas distintas:
 mitose que é o processo universal de divisão.
- citocinese que é divisão do citoplasma em células filhas.
- interfase que é um período de intensa atividade e síntese de crescimento.dividido emG1 , S , G2(antes,durante e após a duplicação do DNA )
Função da Divisão Celular
A divisão celular tem como função (através da sua capacidade metabólica)a manutenção da vida enquanto conseguir(uma célula dá origem a uma outra célula). Através desta divisão as células-filhas terão pelo menos metade ou mesma quantidade de material genético da mãe onde há uma hereditariedade através da reprodução ou divisão celular normal ou tem como função e com fidelidade passar o programa genético de uma geração celular para a geração seguinte(a cromatina da célula mãe, é replicada ou separada recebendo as células filhas uma quantidade do DNA da mãe).Tem como função também a reconstituição celular, crescimento e desenvolvimento de um pluricelular por exemplo através de um zigoto unicelular.
A divisão pode ter diferentes velocidade nos diferentes tecidos celulares com diferentes funções.

Tipos de Divisão Celular

A mitose que as células filhas terão a mesma quantidade de cromossomas replicadas em dois possuindo um numero diploide(2n) que são células somáticas, e a meiose que dividem-se a quantidade de cromossomas pelas células filhas que possuem um numero haploide de cromossomas (n).
Comparação entre os processo de divisão celular
Mitose
Meiose
- Resulta em duas células geneticamente iguais
- Resulta em quatro células geneticamente diferentes
- Não há redução do número de cromossomos
- Há redução do número de cromossomos
- Não há permuta gênica entre cromossomos homólogos
- Normalmente ocorre permuta gênica entre os cromossomos homólogos
- Ocorre em células somáticas
- Ocorre em células germinativas
- A duplicação do DNA antecede apenas uma divisão celular
- A duplicação do DNA antecede duas divisões celulares
- Uma célula produzida por mitose, em geral, pode sofrer nova mitose
- Uma célula produzida por meiose não pode sofrer meiose
- É importante na reprodução assexuada de organismos unicelulares e na regeneração das células somáticas dos multicelulares
- É um processo demorado (podendo, em certos casos, levar anos para se completar)
- Não há redução do número de cromossomos
- Há redução do número de cromossomos
É fundamental saber comparar a mitose e a meiose. Algumas doenças resultam de alterações nesses tipos básicos de divisão celular. A síndrome de Down, por exemplo, é provocada por erros na divisão celular que podem ocorrer durante a formação dos gametas ou na divisão do zigoto.
A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente idênticas à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.    Já a meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se dividem de novo, originando quatro células filhas com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si.
Dessa forma, a meiose tem papel fundamental na reprodução sexuada. E não se esqueça: durante a meiose normalmente há troca de genes entre cromossomos homólogos, o que aumenta a variabilidade gênica da espécie. Vale ainda lembrar que a mitose e a meiose apresentam quatro fases características: prófase, metáfase, anáfase e telófase, com formação de fuso protéico e condensação dos cromossomos. Nos dois casos, a duplicação do DNA antecede as divisões celulares


Nenhum comentário:

Postar um comentário