domingo, 14 de abril de 2019

TEXTO DE ECOLOGIA


TEXTO DE ECOLOGIA-PROF: MOISES-BIOLOGIA
A Ecologia é um campo de estudo muito amplo dentro da Biologia. Podemos dizer que ela estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, levando em consideração os diferentes níveis de organização biológica. Um dos temas estudado por esta área é o fluxo da matéria e energia.
Cadeia Alimentar e Níveis Tróficos
A transferência de matéria e energia entre organismos em um ecossistema, onde um organismo é alimento de apenas um outro ser vivo, é chamado de Cadeia Alimentar.
O sentido da seta indica o sentido do fluxo de energia e matéria orgânica, ou seja, do animal que é consumido em direção a quem o consumiu. Cada organismo ocupa um nível trófico diferente.
· Nível trófico: É o nível que o organismo ocupa na cadeia alimentar, e indica o nível de nutrição.
podemos ver uma Cadeia Alimentar que se inicia com um produtor (a planta), que corresponde ao primeiro nível trófico da cadeia.Exemplo de Cadeia Alimentar, onde as setas representam a transferência de matéria orgânica.
O gafanhoto representa um consumidor primário (ou de 1a ordem), que se alimenta de um produtor e ocupa o segundo nível trófico. Esses animais também podem ser chamados de herbívoros.
O sapo é um animal que se alimenta de outro, ou seja, é um carnívoro, e é um consumidor secundário (ou de 2a ordem), ocupando o terceiro nível trófico da cadeia.
Por fim, a serpente, que ocupa o quarto nível trófico desta cadeia, também é carnívora, sendo então uma consumidora terciária (ou de 3a ordem).
Todos os organismos de uma cadeia serão decompostos pelos decompositores. A matéria orgânica é quebrada por eles em moléculas menores e moléculas inorgânicas. Estas moléculas então são reabsorvida pelos produtores. Assim, se fecha um ciclo de nutrientes. Os decompositores não possuem nível trófico.Os fungos e as bactérias são exemplos de decompositores.
 Teia AlimentarA Teia Alimentar é o conjunto de cadeias alimentares, ou seja, é a transferência de matéria e energia de um ser vivo para outro. Porém, um organismo pode ser alimento para mais de um outro ser vivo. Isso faz com que um mesmo indivíduo possa ocupar mais de um nível trófico.
Para exemplificar, observe a imagem abaixo: quando a onça e o gavião se alimentam da raposa, eles ocupam o quarto nível trófico (são consumidores terciários); porém quando eles se alimentam do coelho, ocupam o terceiro nível trófico (são consumidores secundários).A imagem mostra uma teia alimentar, nomeando seus componentes. Repare que as setas indicam o fluxo de matéria orgânica, e todos são decompostos pelos decompositores.
Animais onívoros podem se alimentar tanto de plantas quando de outros animais, logo podem ocupar mais de um nível trófico: por exemplo, um humano quando come uma verdura (produtor – primeiro nível trófico), ocupa o segundo nível trófico (consumidor primário), e quando come um boi, ocupa o terceiro nível trófico (consumidor secundário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário