domingo, 31 de março de 2019

Os Reinos da Natureza ( PROF-MOISES )


Os Reinos da Natureza ( PROF-MOISES )
Todo mundo sabe que existem milhões e milhões de seres em todo planeta, bactérias, animais, vegetais, etc.. Mas, cada um tem suas funções, para ficar claro quem é quem foram criados os reinos da natureza. E
sistema de classificação de Whittaker  tem por base os seguintes critérios:
tipo de célula procariótica ou eucariótica;
organização celular unicelulares ou pluricelulares; 
tipo de nutrição autotróficos (fotossintéticos ou quimiossintéticos) ou heterotróficos (nutrição por ingestão ou absorção); 
REINO DAS BACTÉRIAS (REINO MONERA)
É o reino de Seres unicelulares (formados por uma única célula), procariontes (células sem núcleo organizado, o tipo mais simples de célula existente. As bactérias são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos. Esses seres microscópios . A célula bacterianas contém os quatro componentes fundamentais a qualquer célula: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina, no caso, uma molécula de DNA circular, que constitui o único cromossomo bacteriano.
REINO PROTISTA (PROTOCTISTA)
Seres unicelulares eucariontes (que possuem núcleo individualizado, células mais evoluidas). Apresentam características de vegetal e animal. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), As algas constituem um grupo heterogêneo de organismos que se caracteriza pela presença de clorofila a e por não possuírem um corpo dividido em raiz, caule ou folhas, em razão da ausência de tecidos verdadeiros. Podem ser organismos unicelulares ou multicelulares.
REINO DOS FUNGOS (FUNGI)
O reino Fungi é um grande grupo de organismos eucariotas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila. cujos membros são chamados fungos, que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose. Muitas espécies produzem metabolitos que são fontes importantes de drogas.
REINO DOS VEGETAIS (PLANTAE)
O Reino Plantae um dos maiores grupos de seres vivos na Terra (com cerca de 350.000 espécies conhecidas, Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese),incluindo uma grande variedade de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc.). São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelas especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos. Inúmeros animais evoluíram junto com as plantas. Muitos animais polinizam flores em troca de alimentos sob a forma de pólen ou néctar. Na maioria das espécies de plantas verdes, os indivíduos podem reproduzir-se tanto assexuada (agâmica) como sexuadamente (reprodução gâmica, ou por meio de gâmetas).
REINOS DOS ANIMAIS (ANIMALIA)
O reino Animalia é composto por seres vivos pluricelulares, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais. Animais são eucariontes, e divergiram do mesmo grupo dos protozoários flagelados que deram origem aos fungos . Estes últimos são especialmente próximos por possuírem células com "colarinhos" aparecendo somente entre eles e as esponjas, e raramente em certas outras formas de animais. Em todos estes grupos, as células móveis, geralmente os gametas, possuem um único flagelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário