domingo, 31 de março de 2019

Texto-Organelas Celulares-Prof: Moises


Texto-Organelas Celulares-Prof: Moises

As organelas celulares são como pequenos órgãos que realizam as atividades celulares essenciais para as células.
São estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos , o aparelho de Golgi e as mitocôndrias. Nas células vegetais há também organelas específicas os cloroplastos.

Citoesqueleto: Possuem filamentos proteicos, como microtúbulos, responsáveis por manterem a forma da célula, resistindo à compressão. Os microfilamentos mantêm a forma da célula, resistindo à tensão. Os filamentos intermediários são responsáveis pela ancoragem do núcleo e outras organelas. 

Os ribossomos:Presentes no RER, os ribossomos são compostos por duas subunidades de diferentes tamanhos. Eles se associam ao RNA mensageiro, e o conjunto destes é chamado de polirribossomo, que terá papel fundamental na síntese de proteínas (produção de proteínas).


Retículo endoplasmático: entre as diversas funções do REL, destacamos a síntese de lipídeos como óleos, fosfolipídeos e esteroides. Entre as secreções esteroides, podemos destacar os hormônios sexuais (estrogênio e testosterona); Em relação à desintoxicação, as enzimas do REL auxiliam este processo tornando algumas drogas mais solúveis facilitando assim seu processo de eliminação. O REL atua também no armazenamento de íons cálcio nas células musculares, e transporte no interior da célula e armazenamento

O Complexo de Golgi (ou aparelho de Golgi ou, ainda, complexo golgiense)
É um sistema de vesículas achatadas e esféricas, que pode se localizar muito próximo ao núcleo ou estar em diferentes pontos da célula. Todas as substâncias da célula passam por ele, e ocorre um tipo de triagem. Ali as substâncias serão armazenadas, analisadas, processadas e, muitas vezes,eliminadas por ele. Também podem tem a função de empacotamento de substâncias, como enzimas digestivas, as quais são eliminadas quando necessário.Formação do acrossomo,lisossomo, e secreções no interior da célula.

Os lisossomos:São organelas que podem variar seu tamanho, estando dispostas ao longo de toda a célula. Elas armazenam enzimas que foram sintetizadas pelo RER, e terão função de digerir partículas estranhas que já foram fagocitadas ou, até mesmo, as organelas não-funcionais. Quando vesículas são formadas durante a pinocitose ou fagocitose, estas se fundem aos lisossomos.

Mitocôndrias: são organelas responsáveis pela produção de energia (ATP) a partir de processos metabólicos. São responsáveis pela respiração celular . As mitocôndrias são encontradas em quase todas as células eucariotas incluindo as plantas, animais, fungos e a maioria dos protistas. Assim como os cloroplastos possuem material genético próprio. 

Cloroplastos: estão presentes em células de plantas e em alguns organismos fotossintetizantes. São organelas responsáveis pela produção fotossintética dos carboidratos. Possuem um pigmento verde denominado clorofila. 

Peroxissomos: possuem enzimas que transferem hidrogênio para o oxigênio formando o peróxido de hidrogênio como subproduto que posteriormente será transformado em água. Essa transferência de hidrogênio tem como principal objetivo quebrar ácidos em moléculas menores entrando assim nas mitocôndrias onde produzirão parte da energia necessária à célula. Os peroxissomos encontrados no fígado são os principais responsáveis pela desintoxicação do álcool. E  inativação de substâncias tóxicas.

Centríolos: organela com estruturas constituídas de microtúbulos,que participam da divisão celular e formação de cílios e flagelos.

Vacúolos: são bolsas membranosas,relacionadas com  o armazenamento de alimento ,de água e   eliminação de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário